OS BENEFICIOS DE TER UMA MENTORA
Ter uma mentora pode ser uma poderosa ferramenta para qualquer pessoa, independentemente do estado psíquico em que se encontre ou que aspeto da vida precisa de mudar.
Ter alguém que o possa guiar, fornecer-lhe concelhos, sugestões, exercícios práticos, uma metodologia e estratégia para o ajudar a resolver os seus problemas, será uma mais valia pois ao mesmo tempo que o ajuda, está a desafiá-lo, motivá-lo, dar-lhe uma direção e moldar a sua maneira de pensar.
No entanto, saber o valor de ter uma mentora, ter a consciência que precisa de uma mentora é uma coisa, mas qual é, na realidade, a grande vantagem que esta lhe oferece?
Ter uma primeira reunião para avaliação das suas necessidades.
Uma mentora, através de uma metodologia própria, de alguns exercícios simples, de uma conversa consegue aperceber-se mais facilmente do seu estado, do que precisa e de qual o caminho a percorrer.
Ter a possibilidade de ter reuniões regulares
Serão marcadas entre si e a sua mentora, reuniões regulares para trabalharem em conjunto o que precisa de ser trabalhado, de forma a obter mais rapidamente e satisfatoriamente os resultados pretendidos.
As reuniões podem ser informais e podem demorar de 1h a 1h30, conforme a sua necessidade. Mais importante que isso é estar preparada para o encontro em si, de mente aberta e focada na resolução. Defina alguns objetivos que queira para si mesma, seja clara ao transmitir os seus objetivos e metas, faça um brainstorm (algumas ideias poderão ser brilhantes, outras não tanto) e discuta com a sua mentora quais as metas que quer atingir.
Vai aperceber-se que estas reuniões que, ao princípio, são feitas com algum esforço da sua parte, depressa serão mais um convívio, um momento para pôr a conversa em dia de forma a ver o seu progresso e a consolidação dos seus objetivos traçados no inicio.
Saiba o que a sua mentora faz e aprenda com ela
Aqui, estamos a falar de uma ideia geral do que ela faz, no que está a trabalhar/projetos, de modo a que possa aprender a trabalhar com ela. Se a sua mentora está a criar uma estratégia ou a preparar uma apresentação, pergunte se há algo com que possa ajudar. Quer seja uma pequena pesquisa ou a sugestão de um novo ângulo de abordagem, a vossa relação passará a ser bilateral.
Mantenha uma relação aberta
Ter uma mentora pode definitivamente ajudá-la em áreas nas quais não se sinta à vontade. Tenha em mente que nem todos as mentoras a podem ajudar da forma que necessita. Nenhuma mentora sabe tudo, pelo que não deverá esperar uma resposta para todas as suas perguntas. Pesquise mentoras especializadas na área que pretende desenvolver ou melhorar.
Interiorize as sugestões da sua mentora
O objetivo da sua mentora é ajudá-la a atingir, de uma forma mais rápida e mais consistente, os seus objetivos quer sejam profissionais ou de âmbito pessoal. Esteja sempre de mente aberta, interiorize os bons hábitos de trabalho da sua mentora. Não se esqueça que ela está ali para a ajudar.
Saiba qual é o momento ideal para terminar a parceria
A mentora está ali para a ajudar, para a motivar, para guiá-la no seu caminho, mas lembre-se que não é para sempre.
Chegará a altura em que a sua mentora lhe dirá que está preparada para seguir o seu caminho sozinha. É normal. Confie nela, você sabe que ela estará sempre disponível para si.