A vida está me desafiando. como mudar meus comportamentos repetitivos?
Já vimos num outro artigo que a vida nos desafia, colocando-nos constantemente pensamentos e comportamentos repetitivos. Eles limitam-nos e trazem-nos sofrimento.
Deixo-lhes aqui 4 exercícios simples para que possa ter um comportamento mais saudável. Estes exercícios devem ser experimentados e repetidos todos os dias pelo menos 1 mês, focando-se na intenção positiva. Feitos de uma forma correta, continuada e com uma intenção positiva eles irão ajudá-los a serem mais felizes.
Leia com muita atenção, e escolha qual quer trazer para seu cotidiano neste momento. Sugiro que os vá fazendo pouco a pouco, se quiser realizar todos pode dispersar-se e acabar por não fazer deles.
1 – DESARME SUA PROGRAMAÇÃO NEURAL SORRINDO
Este exercício é muito simples e, por esta razão, é possível que venha a pensar que não tem importância. Mas tem muita! Vai perceber, ao longo do exercício, que ele causará uma leveza reduz na sua vida.
Faça-o sempre que perceber que está sofrendo com algum pensamento, comportamento ou sentimento, comece a sorrir imediatamente.
Sempre que perceber que está sofrendo com algum pensamento, comportamento ou sentimento, tomar a sorrir imediatamente.
Mesmo que seja algo forçado, esforce-se para sorrir – e até gargalhar – e trazer uma emoção positiva para aquela situação. Não precisa fazer sentido. Simplesmente ria. Ao ir para o extremo oposto de sua emoção negativa – por meio de uma simples risada – você interromperá a sinapse da ramificação neural que alimenta e reforça em seu sistema o sofrimento já registrado anteriormente. Com esta quebra de padrão, ficará cada vez mais fácil seguir em frente em novas novas e criativas. Quanto mais se esforçar em perceber seus pensamentos e ações maiores os resultados positivos neste exercício.
2 – RELAXE COM A TÉCNICA DA RESPIRAÇÃO CRUZADA
Técnica desenvolvida por George Pratt, Ph.D., e Peter Lambrou, Ph.D – “Um programa natural de quatro passos para ativar a alegria natural que existe em você” .
Com este exercício de respiração, terá a oportunidade de reequilibrar seu sistema neuromuscular. Experimente! Ele pode ser usado sempre que se sentir afetado com a preparação mental e utilizado junto com qualquer outro exercício ensinado neste artigo ou que você já conheça, pois causa uma sensação de relaxamento físico e mental.
- Sentado, cruze o tornozelo esquerdo sobre o direito.
- Apoie a mão esquerda sobre o peito, de forma que os dedos fiquem sobre o lado direito da clavícula. Depois, cruze a mão direita sobre a esquerda, de forma que os dedos desta mão fiquem apoiados sobre o lado esquerdo da clavícula.
- Inspire pelo nariz e expire pela boca. Ao inspirar, a língua tocar o céu da boca, bem atrás dos dentes superiores. Ao expirar novamente, toque os dentes inferiores com a língua.
- Continue respirando de forma suave, durante 2 minutos.
- Continue seus afazeres normalmente.
- Vale lembrar que este exercício pode ser utilizado em qualquer lugar ou circunstância.
3 – MEXA O CORPO PARA ALIVIAR TENSÕES
Você já deve ter ouvido falar que colocar o corpo em movimento – seja caminhar, dançar, correr, alivia tensões. É verdade. Este resultado ainda pode ser potencializado se associar estes objetivos com a intenção correta. Os exercícios físicos essenciais muitos benefícios, esses dentre uma produção de endorfina, chamada de hormônio do bem-estar. Ela é uma substância química usada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso, que, ao ser transportada pelo sangue, faz comunicação entre células. Com este aliado natural, devemos usar os momentos em que nos exercitamos para liberar os sentimentos negativos e conscientemente escolher em toda a alegria que
gostaríamos de sentir. Alimente pensamentos de alegria e paz. Use a atividade que mais lhe agrada e tenha total consciência de seu corpo e atenção aos sentimentos que está produzido, pois eles estão sendo registrados e é isso que vai gerar o efeito para sua vida.
4 – PRATIQUE A SIMPLICIDADE DA OBSERVAÇÃO
Este hábito é um dos mais saudáveis e que devemos desenvolver no nosso dia a dia. Observar a natureza é sempre muito agradável, mas observar o ser humano pode ser bem difícil. Observar a si mesmo é ainda mais desafiador.
E observar sem julgamento, então, é uma coisa que para a maioria é inconcebível e inatingível. Mas eu digo que é onde devemos colocar nossos esforços, minuto a minuto. Este exercício pode mudar para melhor toda uma história de vida. Experimente!
- Comece percebendo onde você está. Qual luminosidade, filhos e temperatura do local.
- Observe como pessoas ao seu lado, como falam e como se portam. Observe-as, sem julgamentos. Apenas constate. Enquanto o processo gera emoções, a constatação não, são apenas fatos. Se você consegue constatar, sem julgar, terá com certeza menos da metade de problemas que a maioria cria.
- Talvez seja bem difícil, mas não desista nunca. Vai valer cada minuto.